Olaa, tudo bem? Espero que esteja bem!
Então você veio até aqui porque está pensando em fazer faculdade de design, ou já está na faculdade e ainda não sabe que área exatamente seguir? Você veio para o lugar certo! Neste post vou falar um pouco de cada área do design e suas possibilidades.
Primeiro quero deixar bem claro que design hoje em dia é uma profissão bem ampla, ela não se restringe só a parte visual e estética das coisas. Design significa projeto, podendo assim um designer trabalhar na parte mais estratégica e organizacional de um produto ou empresa, ou trabalhar nos processos mais visuais e estéticos da criação de um produto ou empresa. Mas então quais são essas áreas especificamente?
1-Design Gráfico:
a) Design e Editorial
É uma das especialidades do design gráfico e visual de uma edição. Design editorial é uma profissão que atua na busca de soluções para um determinado problema gráfico. Unindo características formais com aspectos de funcionalidade do projeto. A editoração pode atuar no projeto gráfico de livros, revistas, jornais, catálogos e inúmeras outras plataformas de comunicação visual.
b) Design de Embalagem
O design de embalagem nada mais é um projeto do recipiente que armazena e representa um conteúdo. O seu principal objetivo é criar um veículo que serve para distribuir, armazenar, identificar e distinguir um produto no mercado. Em última análise, o objetivo do design de embalagens é comunicar a personalidade de um produto de consumo e gerar a venda.
c) Design de Superfície
Não há mistério em saber o que faz um designer de superficie. Ele projeta: superfícies têxteis, superfícies cerâmicas, de vidro, de borracha, de metal, etc. Em cada uma destas áreas podem haver subdivisões e se pensarmos, por exemplo, numa superfície têxtil, abre-se um leque variado de possibilidades.
d) Motion Design
Os caminhos da animação vão dos créditos, passando pela criação de personagens e sets até as produções para web ou qualquer outro meio digital. O designer gráfico, apesar de exercer sua função em uma pequena área diante da grandeza do ramo da animação, é capacitado para desempenhar outras funções do processo de animação.
e) Design de Games
Game design é o processo de criação e análise de jogos, sejam eles digitais , de cartas ou de tabuleiro, com todas as suas especificações, regras e características. Um game designer, ou projetista de jogos, é um profissional fundamental para o desenvolvimento de qualquer jogo. É ele quem possui a visão geral do projeto, participando desde a criação do conceito, pesquisas de mercado e usuários, documentação e orientação da equipe de produção, até o balanceamento e o design de nível do jogo.
f) Design e Branding
A maior contribuição que o design gráfico pode oferecer ao branding está no projeto de elementos gráfico-visuais que enfatizem os valores tangíveis e intangíveis da marca. O designer gráfico será responsável pela comunicação visual do conceito da empresa, produto ou serviço.
2- Design, Gestão e Inovação:
a) Design de Interação
Design de Interação é um termo pouco conhecido entre as pessoas que não trabalham na área da tecnologia. Mas todos nós, mesmo sem perceber, já utilizamos um produto interativo, seja em equipamentos eletrônicos, projeções ou interfaces. Essa área do Design vem crescendo, progressivamente, devido a ênfase do mercado na relação dos consumidores com produtos e serviços.
b) Design de Experiência
O estudo do Design de Experiência relaciona as expectativas humanas e os possíveis resultados de um projeto de Design. Desenvolvido de forma direcionada à atender as necessidades do público-alvo, principalmente através do estudo da experiência. Esta área integra diferentes ciências sociais aliadas ao estudo da tecnologia e das emoções, dedicando esforços na criação de ferramentas com foco na experiência dos indivíduos.
c) Design e Gestão
Essencialmente, Gestão Estratégica de Design se caracteriza pela elaboração de uma tática para o avanço da empresa no mercado competitivo. Esse profissional ainda interfere na estrutura, nas finanças e nos recursos humanos da empresa, com a finalidade de prepará-la para a inserção no mercado com vantagens. A Gestão Tática do Design estabelece as metas e estratégias para a implantação de novas formas de administração.
d) Design de Serviço
É um campo que procura entender o perfil dos consumidores, seus desejos e suas necessidades, a fim de garantir que o serviço seja, ao mesmo tempo, competitivo para o mercado e relevante para quem o usa. Design de Serviços integra marketing, gestão, pesquisa e design. Ele atua como uma interface e conecta organizações e clientes de uma maneira totalmente nova
3- Design Sustentável
O Design Sustentável está inserido na sociedade contemporânea como a vertente do design responsável com o presente e com o futuro, promovendo assim, uma produção industrial ligada ao mercado, mas também ligada à vida. Ele requer esforços para pensar em materiais, processos e soluções alternativas e globais. Há especializações e cursos de aperfeiçoamento que direcionam o Design e outras áreas de projeto para a sustentabilidade.
4- Design Social
Design social é sobretudo uma área provocativa, intencionalmente planejada para incitar o desejo de mudança, fazendo com que as pessoas saiam da zona de conforto e defendam a causa apresentada, não apenas pela maneira como é oferecida, mas sobretudo, pelo conteúdo e relevância social da mesma.
5- Design de Informação
Design da Informação é a arte e a ciência de preparar a informação, possibilitando seu uso pelo homem de maneira eficiente e eficaz. Seus principais objetivos são: Desenvolver documentos de compreensão precisa e rápida e também que sejam de fácil tradução para uma ação efetiva. Projetar interações com equipamentos de forma fácil, natural e mais prazerosa possível.
Fontes retiradas do livro Zoom design, teoria e prática. O design tem possibilidades incríveis, basta você escolher qual a área que mais se identifica. Espero ter ajudado, se ficou com alguma dúvida pode deixar nos comentários.