Olaa gente, tudo bem? Espero que estejam bem.
O objetivo deste texto é falar sobre a importância das comunidades de Ux design e como eu cheguei até elas, e também inspirar alguns colegas.
Então, meus primeiros contatos com design de experiência do usuário foi ainda na faculdade, foi amor à primeira vista, li todos os livros do Don Norman. Antes disso, logo no primeiro semestre aprendi sobre design thinking e vários processos criativos para desenvolver produtos.
Mas quando estava concluindo a faculdade e buscando estágio fiquei muito frustrada, por não encontrar nada relacionado aos assuntos que estudei na faculdade. Resultado na época 2017, comecei trabalhando como designer gráfico. Por um lado foi bom trabalhar no setor de marketing, isso me fez amar marketing digital mas ainda não era o que eu buscava.
Um ano depois, muito influenciada pelo marketing digital e por ser “empreendedora digital”, criei o blog Ci Inspire, comecei a criar conteúdo sobre transição capilar, mas logo no início já percebi que não era aquilo que eu queria. Queria ajudar outras mulheres negras, mas não era bem daquela forma. Com o tempo as coisas foram fazendo sentido, e eu entendi que o que me movia era a vontade de trabalhar de fato com design de produtos e que podia unir as duas coisas falando sobre isso no blog.
Mas como falar sobre design thinking para um público interessado em transição capilar? Então não dava, como vocês podem ver mudei o assunto do blog. Comecei a buscar referências de mulheres negras designers na internet e confesso que demorei alguns meses, mas não desisti. Não lembro exatamente quando, mas no início de 2020 encontrei um canal no youtube antigo da Thayse Ferreira. Pesquisando o perfil dela cheguei ao Ux Para Minas Pretas, a partir desse encontro minha mente mudou completamente.
Bom nesse momento que tive contato com a área do design que eu realmente amo e descobri que haviam pessoas como eu trabalhando nela e lutando para que outras pessoas também consigam trabalhar nelas. Após este primeiro contato, segui todas as redes entrei em todos grupos do telegram e whatsapp, acompanhei os vídeos e lives.
E esse post é para dizer o quanto as comunidades de ux são importantes para quem está na área e quem quer migrar. Consegui algumas bolsas graças ao uxmp, continuo estudando e descobri que havia muitas coisas sobre design que não havia aprendido na faculdade. Percebi alguns erros que estava cometendo na minha carreira, aprendi que tudo que eu sou e sei fazem parte do meu diferencial, essas coisas só vão impulsionar meu crescimento pessoal e profissional. Voltei a acreditar em mim, enfim sai de um uma síndrome do impostor de 2 anos que meu último emprego gerou.
Quero destacar aqui que independente da sua profissão é importante sempre buscar se atualizar, buscar grupos e comunidades e nunca parar de estudar, mesmo que pareça que não uma hora tudo dará certo, não desista!
Então acha que este post te ajudou ou pode ajudar alguém? Compartilhe!