Olaa, tudo bem? Espero que sim! Nos artigos anteriores venho falando sobre dicas para quem esta migrando para ux design. E como organizar o linkedin para se posicionar como um ux designer é mais uma dica para quem está migrando para esta área. Você, assim como eu, quer migrar para ux design, não é mesmo? Então tem que se posicionar desta forma, principalmente no LinkedIn que é o primeiro lugar onde os recrutadores vão olhar quando estiverem procurando por um ux designer.
O Linkedin é uma rede social que facilita sua apresentação para os recrutadores, afinal tem uma grande quantidade de informações profissionais suas lá, e até informações pessoais que os recrutadores levam em consideração.
Então separei 7 dicas sobre como organizar seu LinkedIn para se posicionar como um ux designer:
1- Utilizar uma boa foto de perfil.
Selecione uma foto mais séria e profissional para colocar no seu perfil. Não cometa o erro de deixar seu perfil sem foto. Existe um site que avalia se sua foto é boa para usar no perfil do linkedin, ele se chama snappr. É super simples de usar, você sobe a foto e na hora ele lhe dá uma porcentagem de o quanto sua foto é boa para o linkedin.
2- Capriche no resumo (Sobre) :
Aqui, você precisa passar com até 2 mil caracteres, informações sobre quem você é, e as competências que tem para executar seu trabalho. É interessante escrever um texto com a seguinte organização:
- Diga o que te motiva (propósito): Aqui você pode usar como propósito as soluções que sua profissão, ou que você como profissional, pode trazer para empresas ou sociedade.
- Descreva sua área de atuação: Aqui você pode dizer sobre as coisas que sabe e já estudou na sua área.
- Descreva suas experiências e interesses profissionais: Aqui você pode falar de uma experiência profissional e as competências que adquiriu com ela, ou competências que tem para uma nova carreira que quer trilhar.
Vou deixar como exemplo o meu sobre:
“Designer, criadora de conteúdo e apaixonada por criar soluções inovadoras.
Especialista em design estratégico, sistema-produto-serviço, com foco na experiência do usuário. Sempre pensando nos objetivos do negócio e nas necessidades do usuário, desenvolvi alguns projetos de produtos, sites e marcas com algumas empresas como Tramontina, Bortolini e Xalingo, ainda na faculdade.
Me considero uma profissional unicórnio, desenvolvendo pesquisas e estratégias, conectadas ao Marketing, Branding e Produto. Sou útil para qualquer tipo de negócio.
Como hobby e prospectando um futuro acadêmico, crio conteúdo sobre Ux Design para outras pessoas que querem aprender ou migrar para a área.”
3- Coloque suas informações de contato:
Deixe suas informações de contato sempre atualizadas.
4- Use palavras chaves:
Na descrição inicial, coloque exatamente como os recrutadores irão buscar pelo seu cargo, exemplo: “Ux designer”. Assim, sempre que alguém pesquisar por este cargo seu perfil pode aparecer para o recrutador e ele entrar em contato com você.
5- De destaque para suas experiências:
Coloque as experiências mais relevantes e descreva o que fez e conhecimentos que adquiriu em cada uma delas.
6- Informações que também são importantes:
Não esqueça de colocar, sua escolaridade, onde estudou, cursos e conquistas que fez e de participar de grupos e comunidades da sua área. Isso vai criar sua rede inicial de conexões no linkedin.
7- Compartilhe conteúdo relevante para seu nicho de interesse:
Por último, mas não menos relevante, compartilhe ou crie conteúdo que tenha relação com sua área ou cargo que almeja, curiosidades, ou até mesmo escreva artigos dentro do linkedin sobre cursos e novas experiências dentro da sua área. Sim, o linkedin funciona com o médium, então você pode escrever e postar artigos.
Essas foram as coisas que fiz no meu linkedin e tenho recebido visitas de recrutadores e propostas de freelas. Espero que tenha te ajudado com este artigo, até mais 🙂
Gostou deste post sobre como organizar o linkedin para se posicionar como um ux designer? Acha que ele pode ajudar alguém? Então compartilhe!