Olá gente, tudo bem? Espero que você esteja bem. Hoje vim falar sobre uma abordagem que utilizamos no design thinking, a jornada do usuário, e como criar uma jornada do usuário. Mas então vamos partir do início:
O que é uma jornada do usuário?
Uma jornada do usuário é uma representação visual do caminho que o usuário faz para executar uma tarefa relacionada a um produto ou serviço e suas emoções durante o processo.
Estando ela relacionada a qualquer tipo de usuário e jornada, pode ser uma jornada de compra, uma jornada para assistência médica, jornada de aprendizagem, etc…,
Quando criar uma jornada do usuário?
Quando for necessário entender o ciclo de relacionamento do cliente com a empresa, desde a decisão pela compra do produto ou serviço até o descarte para uma nova aquisição. Ao mapear estas etapas é possível analisar as expectativas do usuário em cada momento, assim podendo criar formas de atender melhor e surpreendê-lo ao longo do processo.
Quais as etapas para criar uma jornada do usuário?
De forma geral, um projeto para mapeamento de jornada do usuário contempla as seguintes etapas:
- Entrevista e alinhamento com os stakeholders do projetos (de preferência que sejam de diferentes setores da empresa);
- Imersão interna: pesquisa de documentos da empresa que contenham informações sobre processos relacionados à jornada;
- Workshop de cocriação: onde serão alinhados todo o conteúdo das entrevistas e do material interno e será rascunho uma jornada do usuário inicial;
- Pesquisa qualitativa com usuários: nesta etapa, deve ser validada a jornada inicial desenhada através de entrevistas com usuários e técnicas de observação em campo;
- Workshop de cocriação: agora é hora de juntar os dados coletados internamente na empresa e os resultados da pesquisa externa e mapear a jornada do usuário.
Mas a jornada vai depender muito do tipo de empresa e produto que será desenvolvido. Espero te ter ajudado você de alguma forma, se ficou com alguma dúvida pode me chamar nas redes sociais.