Oiee gente! Tudo bem?
Hoje venho finalmente trazer o conteúdo que prometi sobre processos seletivos. Depois de passar por mais de 10 processos seletivos em um mês tenho muitas histórias para contar, mas prometo ser objetiva e só falar sobre as dicas. Então vamos começar: Como se preparar para um processo seletivo de ux design?
Antes de falar como se preparar, eu preciso te contar quais são geralmente as etapas do processo seletivo. Vamos considerar que temos duas etapas, as etapas essenciais e as etapas qualificadoras.
- Na etapa essencial: Geralmente aqui temos aqueles questionários para alimento com a cultura da empresa, aqui a empresa quer entender suas soft skills basicamente. Uma dica aqui é faça o teste DISC é um teste de personalidade muito analisado pelas empresas e que diz o teu tipo de personalidade. Esta etapa também pode ser feita a partir de entrevistas com RH e com gestores do setor.
- Na etapa qualificadora: Aqui é onde os recrutadores vão avaliar suas hard skills, o quanto você entende sobre os processos de design, como aplica na pratica, qual seu nível utilizando determinados softwares etc. Aqui a dica é ter um bom portfolio com cases que mostre o que você sabe fazer. Mas ainda assim é possível que nesta etapa a empresa solicite um case, te enviando um briefing para você solucionar em tipo três dias a uma semana. Outros formatos: Resolver um briefing em grupo, analise critica de um produto ou apresentação de um case do seu portfólio.
Exercícios de ux design geralmente utilizados:
- whitboarding: Você vai resolver um problema de design ao vivo explicando sua linha de pensamento para chegar a solução. Leva em media de 15 a 40 min.
- Tarefa mais apresentação: Você vai resolver um problema de design sugerido pela empresa e vai apresentar em forma de protótipo a solução. Essa dinâmica depende de cada empresa mas pode levar de 3 dias a uma semana.
Mas então a pergunta que não quer calar. Como me preparo para todas estas etapas?
- Treina como falar de você: Faça exercícios de auto conhecimento, crie um roteiro para contar sua historia, suas vivencias e experiências. O importante é mostrar segurança e auto conhecimento, grave um vídeo para ver como você fala, treine com o espelho ou se apresente para alguém de confiança que possa te ajudar com criticas construtivas .
- Treine como apresentar seu portfólio: Aqui valem as mesmas dicas acima porem com um toque a mais, tenha um case que você se orgulhe para apresentar, recrutadores gostam do brilho nos olhos de um case bem estruturado e preferido.
- Pesquise artigos e vídeos sobre processos seletivos de design: Aqui é valido lembrar que este post entra para lista, inclusive, compartilhe este post com quem precisa destas informações.
- Pesquise sobre as perguntas: Aqui é legal saber quais as perguntas que vão lhe fazer e também pensar em que perguntas fazer para empresa.
Dicas extras: Sempre pesquise a empresa no glassdoor antes de fazer a entrevistas, pois as empresas nunca falam a faixa salarial, porem lá tem essa entre outras informações como avaliação de outras pessoas que já trabalham nesta empresa.
Esses foram os aprendizados principais dos processos que passei mês passado. Espero ter te ajudado, se souber de alguém que precise deste conteúdo compartilha!