Blog

Saiba o que é tendência no mundo das cacheadas

Artigos sobre tendências de comportamento de moda, beleza, autocuidado, tudo relacionado a nós pretas, crespas e cacheadas.

 

 

Já vou começar este post dizendo que essa resposta é muito pessoal, assim como o artigo sobre “Por que fazer faculdade de design?” mas vim falar aqui de algumas dicas de como trilhar uma carreira de ux designer de uma forma que se adeque com seu perfil profissional. Estou escrevendo sobre isso porque demorei muito tempo para entender que precisamos trilhar e planejar nossos passos para ter uma carreira promissora, seja ela de ux designer ou não.

Venho a alguns posts aqui falando sobre como migrar de carreira para ux design, e acho que essa parte de planejamento de carreira é bem importante. Você pode conferir alguns posts anteriores sobre: “Como se preparar para um processo seletivo de ux design?”

Por muito tempo eu ignorei as consultorias e mentorias de carreira, pois achava que estava trilhando minha carreira da forma certa, porém quando percebi estava perdida com várias possibilidades na área de design mas nenhuma área que eu amasse de fato. Então trabalhei em várias empresas como designer de interiores, designer gráfico, social media e até com marketing digital. Não trabalhei por muito tempo nessas áreas pois sempre algo me frustrava, baixo salário, pessoas tóxicas, alta demanda de trabalho, etc.

Então a minha dica principal é:

Faça uma mentoria de carreira. Geralmente as mentoras são psicólogas e profissionais de RH, elas vão te ajudar a entender seu perfil profissional, alinhados com seu objetivo de vida e salário almejado. Pode ser também um processo de autoconhecimento e amadurecimento, você vai entender quem você é para o mercado de trabalho e seus objetivos, ficando mais fácil de escolher também o tipo de empresa você quer trabalhar, e sim você também pode escolher, não é só as empresas que te escolhem.

Como eu disse, cada um vai trilhar seu caminho, mas ajuda nunca é demais. Eu fiz mentoria com a Sônia do Sl Transformare e foi fundamental para migrar de carreira. Junto com alguns outros esforços que fiz, como:

  • Organizei, linkedin, currículo e portfólio;

  • Me candidatei para muitas vagas;

  • Busquei empresas que se alinhassem culturalmente com os meus valores;

  • Pesquisei todas as empresas antes de fazer as entrevistas;

  • Ensaiei o que dizer em cada entrevista e planejei bastante, principalmente as entrevistas com várias etapas e apresentação de cases.

E por fim a dica bônus, uma coisa que eu sempre me perguntei. Como saber se a carreira que eu quero seguir é realmente o que eu preciso e imagino?

A melhor forma de descobrir isso é seguindo as pessoas que já trabalham na área e criam conteúdo, ou algum amigo que você conheça que já trabalhe, converse com pessoas e entenda sobre o mercado de trabalho que você quer se inserir.

Espero que este post tenha te ajudado, se souber de alguém que precise saber dessas dicas, compartilhe! Qualquer dúvida só me chamar nas redes sociais, sempre respondo 🙂

Blog

Saiba o que é tendência no mundo das cacheadas

Assine agora e receba conteúdo exclusivo: