Blog

Saiba o que é tendência no mundo das cacheadas

Artigos sobre tendências de comportamento de moda, beleza, autocuidado, tudo relacionado a nós pretas, crespas e cacheadas.

 

 

Bom, este é um post para refletir um pouco sobre um assunto que tem relação com design também, mas o contexto que quero abordar é vieses inconscientes em processos seletivos de ux design. Este post é um alerta, já que falo aqui com um recorte de público, nós, mulheres pretas no mercado de tecnologia, um mercado majoritariamente branco e masculino. E estamos aqui querendo romper barreiras e ocupar espaços, para conquistar a tão sonhada vaga de ux designer. E os vieses inconscientes estão aí para nos atrapalhar.

Caso você queira aprofundar mais sobre vieses inconscientes  clique aqui.

Não vou aprofundar muito sobre o assunto, pois o objetivo deste post é fazer você entender que tem empresas e pessoas que não estão conscientes na hora de escolher seus colaboradores, não são engajadas em causas sociais e muitas vezes mesmo dizendo que sua cultura é inclusiva e diversa no dia-a-dia é o oposto. Por isso venho reforçar aqui uma dica que falei no post anterior sobre “Como trilhar sua carreira na área de ux design?”

Pesquise muito bem a empresa antes da entrevista, ou até antes mesmo de se candidatar. Analise o linkedin da empresa, verifica quem são as pessoas que trabalham lá, quem são suas lideranças, se tem maioria homens e brancos. É importante investigar, e se possível conversar com pessoas que já trabalham lá para entender como é realmente a cultura da empresa.

Outra dica é perguntar na entrevista se a empresa tem algum programa de inclusão ou faz algum tipo de movimento interno sobre o assunto. Isso é importante tanto para o nosso bem estar dentro da empresa quanto para saber se a empresa tem futuro, pois sabemos que uma empresa de tecnologia que não pensa em produzir serviços e produtos para públicos diversos, e isso tem que ser de dentro para fora, principalmente quando falamos de design e inovação, está fadada ao retrocesso.

Em contraponto existem muitas empresas dispostas a nos receber, por isso vale a pena pesquisar e prospectar para essas empresas. Lembrando também que trabalhar em ambientes diversos onde todos se respeitam é fundamental para nossa saúde mental.

Espero que este post tenha te ajudado de alguma forma, se souber de alguém que precise dessas dicas compartilhe. Qualquer dúvida pode me chamar nas redes sociais sempre respondo.

Blog

Saiba o que é tendência no mundo das cacheadas

Assine agora e receba conteúdo exclusivo: