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Como começar a se posicionar nas mídias sociais? - Ux Design e Inovação Social

Como começar a se posicionar nas mídias sociais?

Oiee gente, tudo bem? Hoje vim fazer um post para quem quer criar conteúdo e formar uma autoridade, para ajudar outras pessoas com conteúdo relevante sobre algum assunto que domina, pode ser ux design ou qualquer outro assunto. Vim falar sobre, como começar a se posicionar nas mídias sociais.

Na criação de conteúdo também temos que pensar na experiência de quem vai acompanhar seu conteúdo. Por isso existem estratégias de criação de conteúdo para cada rede social e também para o objetivo que o criador de conteúdo quer alcançar, como por exemplo vender um produto ou ensinar um tema.

Quando criamos conteúdo com foco na experiência do usuário, os resultados são mais consistentes, você consegue alcançar o público correto e os tornando seguidores fieis.

Para que seja possível alcançar resultados com a criação de conteúdo é necessário ter um processo, toda boa estratégia tem passos a serem seguidos.

Existem algumas etapas a serem seguidas para que seu conteúdo gere uma boa experiência e sentimentos nas pessoas que o consomem.

Veja quais são as etapas do processo:

  • Pesquisas;
  • Encontrar a necessidade do usuário e mapear sua jornada;
  • Encontrar os canais de comunicação;
  • Determinar a linguagem e o sentimento;
  • Planejar o conteúdo;
  • Criar o conteúdo;
  • Usar uma linguagem simples;
  • Pedir feedback;
  • Analisar, ajustar e repetir o processo;

Os resultados de cada etapa ajudam na seguinte. E no final você tem uma estrutura bem definida e focada no usuário para a execução do seu conteúdo.

Princípios da estratégia de conteúdo:

Propósito

Conhecer o propósito por trás da criação de conteúdo é essencial para que tudo que for produzido passe a mensagem correta para o público. Quando você estiver com o propósito bem claro na sua mente, a produção de conteúdo será algo natural, tanto no nível da ideia quanto no nível da escrita.

Contexto

O público não cai de paraquedas no seu conteúdo, existe uma jornada. Algo acontece antes dele ver o conteúdo e algo vai acontecer depois. Entender onde o público entra e sai do conteúdo é importante para que você possa produzir conteúdo dentro do contexto onde você seja capaz de ajudar o público. Pense no contexto de todas as formas possíveis, desde o conteúdo (texto e imagem) até a forma e o local que o conteúdo será consumido. Nesse momento, a pesquisa feita para conhecer o público vai ajudar muito a compreender o contexto de uma forma mais ampla.

Objetividade

Quando o assunto é conteúdo, menos é mais, afinal de contas quando uma pessoa absorve apenas 30% do que vê na tela. Seja objetivo com seu conteúdo, passe a mensagem desejada sem exageros e sem aprofundar demais em detalhes que são desnecessários para o momento. Equilibre conteúdo de texto com conteúdo visual, isso vai ajudar o público na hora de consumir o conteúdo por completo.

Relevância

Não se trata de falar de temas atuais, que estão na boca do público. Criar conteúdo relevante é conhecer seu público, as dores, os desejos, as crenças, as necessidades reais e entregar pequenas soluções capazes de gerar benefícios reais para o público. O formato adequado também vai ajudar a tornar o seu conteúdo relevante, por isso é fundamental saber onde seu público se encontra e como ele consome conteúdo.

Flexibilidade

Crie o conteúdo com base no planejamento e nas pesquisas, faça testes, análise os resultados e ajuste. Não tenha medo de reestruturar os conteúdos e o planejamento, isso faz parte do processo de design de conteúdo e vai ajudar você a construir uma marca forte.

Seja o conteúdo para redes sociais, site ou blog, ele precisa ter flexibilidade para que possa alcançar os resultados. Esses princípios básicos quando bem aplicados tornam seu conteúdo mais objetivo para a solução que ele se propõe a resolver, fazendo toda diferença na vida do seu público.

Caso queira aprofundar mais o assunto, vou deixar um link: Criação de conteúdo, conheça todos os segredos dessa atividade.

E uma dica, não precisa abraçar todas as redes sociais, começa com uma e vê como vai se sentindo. Eu comecei com instagram, depois blog e aos poucos fui fazendo as outras, hoje só não estou no tiktok. Espero que este post te ajude a começar a criar conteúdo nas redes sociais, qualquer coisa é só me procurar por lá.

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