Oláa gente! Hoje vim falar sobre um assunto que eu amo e é fundamental para quem está migrando para ux design. Então neste post vim falar sobre o que é Design Thinking? Já que compartilhei com vocês em posts anteriores sobre design estratégico, que é outra metodologia de design. Ambas metodologias têm o objetivo de gerar inovação a partir do descobrimento de um problema ou necessidade.
Mas o que é Design Thinking?
Design thinking é uma metodologia para desenvolver qualquer tipo de inovação. Pode ser aplicado até para criação de conteúdo, desenvolvimento de marcas e produtos. A metodologia tem 5 fases para chegar inicialmente no MVP (Minimum Viable Product ou Mínimo Produto Viável). Essas fases são: Empatia, definição, ideação, prototipação e teste. Saiba um pouco mais sobre cada uma delas:
Empatia
O principal foco desta metodologia é a empatia, ou seja entender o que as pessoas realmente precisam para desenvolver uma solução para esse problema. Colocando as pessoas no centro do processo. O primeiro passo dessa metodologia é entender o problema através de pesquisas para que os designers e pessoas envolvidas no processo de criação comecem a entender e a pensar como os usuários, para resolver o problema.
Definição
Nesta faze geramos hipóteses a partir dos dados levantados, aqui existem varias ferramentais que podemos aplicar para chegar na próxima faze. Farei um próximo post para falar sobre as ferramentas utilizadas. Existem varias formas de organizar e apresentar as informações coletadas, como a montagem das personas, pesquisa benchmark, matriz csd, etc… As ferramentas utilizadas depende do tipo de projeto que será desenvolvido.
Ideação
Essa é a fase onde geramos as ideias, aqui é o momento de deixar a imaginação fluir e colocar no papel todas as ideias que vierem durante o processo, mesmo que não pareça a melhor ideia, mas tudo pode se transformar em uma boa solução. A partir daqui definimos o que será realmente a solução e quais os elementos necessários para que ela funcione. Esse é o momento de definirmos tudo e partir para o protótipo que é a próxima fase.
Prototipação
Na prototipação desenvolvemos modelos do produto para testar com usuários e ter certeza que ele vai realmente resolver o problema. A aplicação de teste é a última fase do processo. Após aplicar os teste levantamos os problemas que os usuários apontaram e se necessário aplicamos as melhorias no protótipo até chegar no MVP. Bem resumidamente é esse o processo.
Querem um post falando sobre como aplicar um teste de usabilidade? Espero que tenha ajudado, qualquer dúvida é só deixar nos comentários ou me chamar nas redes sociais.