Warning: Undefined array key "options" in /home1/ciinsp44/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 192
O que é jornada do usuário? - Ux Design e Inovação Social

O que é jornada do usuário?

Olá gente, tudo bem? Espero que você esteja bem. Hoje vim falar sobre uma abordagem que utilizamos no design thinking, a jornada do usuário, e como criar uma jornada do usuário. Mas então vamos partir do início:

O que é uma jornada do usuário?

Uma jornada do usuário é uma representação visual do caminho que o usuário faz para executar uma tarefa relacionada a um produto ou serviço e suas emoções durante o processo. 

 Estando ela relacionada a qualquer tipo de usuário e jornada, pode ser uma jornada de compra, uma jornada para assistência médica, jornada de aprendizagem, etc…,

Quando criar uma jornada do usuário?

Quando for necessário entender o ciclo de relacionamento do cliente com a empresa, desde a decisão pela compra do produto ou serviço até o descarte para uma nova aquisição. Ao mapear estas etapas é possível analisar as expectativas do usuário em cada momento, assim podendo criar formas de atender melhor e surpreendê-lo ao longo do processo.

Quais as etapas para criar uma jornada do usuário?

De forma geral, um projeto para mapeamento de jornada do usuário contempla as seguintes etapas:

  1. Entrevista e alinhamento com os stakeholders do projetos (de preferência que sejam de diferentes setores da empresa);
  2. Imersão interna: pesquisa de documentos da empresa que contenham informações sobre processos relacionados à jornada;
  3. Workshop de cocriação: onde serão alinhados todo o conteúdo das entrevistas e do material interno e será rascunho uma jornada do usuário inicial;
  4. Pesquisa qualitativa com usuários: nesta etapa, deve ser validada a jornada inicial desenhada através de entrevistas com usuários e técnicas de observação em campo;
  5. Workshop de cocriação: agora é hora de juntar os dados coletados internamente na empresa e os resultados da pesquisa externa e mapear a jornada do usuário.

Mas a jornada vai depender muito do tipo de empresa e produto que será desenvolvido. Espero te ter ajudado você de alguma forma, se ficou com alguma dúvida pode me chamar nas redes sociais.

 

Table of Contents

Share this post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Related posts

Afinal o que é ux design?

Ux é a sigla para Experiência do Usuário, basicamente seria desenho da experiência do usuário. Gosto de dizer que tudo é uma experiência, uma viagem,

Read More »

Keep in touch with the trends

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.