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Ux research: pesquisas qualitativas e quantitativas, quando usar? - Ux Design e Inovação Social

Ux research: pesquisas qualitativas e quantitativas, quando usar?

Oiee gente, tudo bem? Espero que estejam bem. Hoje vim trazer a continuação do post sobre ux research: pesquisas qualitativas e quantitativas, quando usar?

Relembrando que o post do mês passado, o que é ux research, foi uma introdução ao assunto, também falei sobre as pesquisas iniciais de desk research, se não viu ainda corre lá.

Bom então vamos ao post, hoje vou explicar um pouco sobre:

Pesquisa Qualitativa

A pesquisa qualitativa possibilita avaliar os aspectos da usabilidade de um produto. Aqui o ux research vai avaliar se o usuário tem alguma dificuldade para usar uma função ou botão na interface. Podendo assim entender quais pontos são mais difíceis para o usuário e quais são mais fáceis, para gerar melhorias após as pesquisas.

Na pesquisa qualitativa você pode fazer perguntas aos usuários durante o estudo e mudar o caminho da pesquisa para obter informações sobre uma questão específica que o participante argumenta. Mesmo com roteiro a condução pode ser mais livre para entender melhor o usuário e entender melhor cada questão para gerar as melhorias necessárias.

Pesquisa Quantitativa

A pesquisa quantitativa, traz dados mais indiretos da usabilidade, como por quantas páginas o usuário acessou, qual caminho ele fez para conseguir concluir determinada ação dentro da aplicação. Sempre tenha em mente que os dados quantitativos são números, por isso é necessário a utilização de softwares que mapeie e conte estas ações automaticamente. Com isso em mente, sabemos que precisaremos usar outros métodos para complementar os dados quantitativos, para entender os problemas de usabilidade específicos de uma interface.

Quando usar dados qualitativos e quantitativos?

Por exemplo, podemos realizar um estudo qualitativo para verificar o que dificulta os usuários enviarem um formulário com sucesso. Com base nos resultados qualitativos deste estudo, por exemplo, poderíamos definir o que precisamos aumentar os campos do formulário, ou apresentar os requisitos de senha, ou até usar rótulos mais claros e explicativos e por aí vai.

Em contrapartida, a maioria dos estudos quantitativos são realizados em uma versão completa do site, com o objetivo de avaliar a usabilidade do site, em vez de informar diretamente o processo de redesign. Os estudos quantitativos geralmente envolvem um grande número de usuários. E, em muitos casos, o orçamento para esse tipo de teste não é tão alto como gostaríamos que fosse. 

Diferenças entre pesquisas qualitativas e quantitativas:

Ambos os testes qualitativos e quantitativos são essenciais no ciclo de projeto iterativo. Embora os estudos qualitativos sejam mais comuns em pesquisas na área de UX (User Experience), os estudos quantitativos são os únicos que nos permitem colocar um número em um redesign e dizer claramente o quanto a nossa nova versão melhorou em relação à anterior. Dados quantitativos são essenciais no cálculo do ROI (retorno sobre investimento). Mas temos que ter uma coisa em mente: os testes de usabilidade qualitativos e quantitativos são métodos complementares que atendem a objetivos diferentes.

A pesquisa qualitativa envolve um pequeno número de usuários (5-8) e identifica diretamente os principais problemas de usabilidade em uma interface. Já a pesquisa quantitativa é baseada em um grande número de participantes (muitas vezes mais de 30). Quando analisados e interpretados corretamente, os resultados dos testes quantitativos têm maior precisão. Eles oferecem uma avaliação indireta da usabilidade de um produto através de métricas, como taxa de conclusão de tarefas, tempo de tarefa ou classificações de satisfação, e geralmente são usadas para rastrear a usabilidade de um sistema em iterações de design.

Como analisar os resultados das pesquisas?

Os estudos qualitativos geralmente consistem em descobertas que identificam (e priorizam de acordo com a gravidade) os pontos fortes e fracos de um design. Essas conclusões são estimativas – baseadas no conhecimento e nível de experiência do designer, facilitando a tarefa e interpretando os significados das ações dos usuários. Os estudos quantitativos geralmente envolvem um número relativamente grande de usuários (muitas vezes mais de 30) e usam técnicas estatísticas para se proteger contra esse tipo de eventos aleatórios. Quando relatado corretamente, os estudos quantitativos incluem informações estatísticas de alto nível e importância. Por exemplo, uma margem de erro irá ajudá-lo a entender o quanto você pode confiar nos resultados do estudo.

Este post ajudou você ou pode ajudar alguém que você conhece? Compartilhe! Se ficou com alguma duvida, pode me chamar nas redes sociais sempre respondo por lá 🙂

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