Blog

Saiba o que é tendência no mundo das cacheadas

Artigos sobre tendências de comportamento de moda, beleza, autocuidado, tudo relacionado a nós pretas, crespas e cacheadas.

 

 

Oie, como você está? Espero que esteja bem. Hoje vim falar mais um pouco sobre minhas experiências com processos seletivos, dando continuidade a serie que comecei sobre “Como se preparar para um processo seletido de ux design”. O tema de hoje é sobre perguntas que podem te fazer em uma entrevista de ux design e também perguntas que você pode fazer para os recrutadores. 

Sim você pode e deve fazer perguntas para os recrutadores para conhecer melhor e entender o momento que a empresa está passando e os futuros desafios que você vai enfrentar. 

Mas vamos pelo começo : Quais as perguntas que os recrutadores podem te fazer em uma entrevista de ux design? 

Lembrando que são sugestões, não tem como saber exatamente o que eles vão perguntar, mas com base nas entrevistas que eu participei e algumas pesquisas que eu fiz essas perguntas são as mais comuns. 

Então nessa primeira entrevista o recrutador quer saber sobre as suas soft skills, e analisar como você se comunica, se saberia lidar com clientes, como você começa um projeto e quais as metodologias que utiliza entre outras coisas para entender como você age em determinadas situações. 

Vou listar aqui 5 perguntas e como você deve responder:

1. Me contei um pouco de você e sua trajetória para chegar até aqui. 

Bom nessa pergunta o recrutador quer saber sobre suas experiências e vivências dentro ou não da área. Aqui você deve contar sobre seus estudos, cursos e trabalhos desenvolvidos. Conte de uma forma que envolva o recrutador e deixe ele curioso para saber mais de você. Outra dica é entender um pouco de storytelling

2. Me conte como era a equipe que você mais gostou de trabalhar?

Bom aqui caso você não tenha experiência em uma equipe pode contar sobre um trabalho em grupo da faculdade ou bootcamps, hackathons, algum momento que você desenvolveu um projeto em equipe e quais suas funções e resultados dentro desta equipe. Aqui é legal destacar suas habilidades de comunicação e liderança, como foram divididas as tarefas e como a equipe se organizou para concluir o trabalho. 

3. O que você não gosta dentro de um ambiente de trabalho?

O recrutador quer entender quais suas limitações e quais situações de trabalho você não aceita. Aqui é importante ser sincera, se você não gosta de mudanças contínuas, não gosta de trabalhar sob pressão e entre outras situações que podem afetar sua saúde mental é importante falar. Até porque o recrutador tem um perfil que ele deseja e se o seu perfil não for o desejado é melhor pra você não ser selecionada para um cargo que não se alinha com as suas características pessoais. 

4. Qual processo você utiliza para elaborar um projeto de ux design?

Aqui é interessante você trazer um contexto de um projeto que você executou e levantar os processos utilizados, explicando por qual motivo tomou determinada decisão em dado momento.

E passar pelos processos principais de desenvolvimento de projeto de ux design:

  • Pesquisa desk: Essa pesquisa é importante para entender melhor o briefing e alinhar com os stakeholders as principais questões a serem resolvidas.
  • Pesquisa de benchmark: Para entender outros produtos que são potenciais concorrentes.
  • Matriz CSD: Para levantar as Certezas, Suposições e Dúvidas sobre o projeto para seguir nas pesquisas.
  • Pesquisa com usuários: Aqui temos que selecionar pessoas que já utilizam o produtos ou potenciais usuários para entender os problemas que eles enfrentam atualmente para utilizar o produto. E preparar um roteiro levantando questões vistas na matriz CSD. E fazer uma pesquisa quantitativa se necessário.
  • Persona: Montar a persona de acordo com os dados levantados, pensando no que a pessoa sente, necessidades e dores deste usuário.
  • Jornada do usuário: Para pensar a jornada que o usuário vai fazer desde o momento da descoberta até o uso do produto.
  • Prototipagem: Para desenvolver a ideia final e testar.
  • Teste com Usuário: Para testar as funcionalidades criadas ou agregadas no produto. É bom passar por todos os processos que você realmente sabe e utiliza nos seus projetos, pois o recrutador já vai ter olhado seu portfólio.

5. Quando o cliente discorda, como você explica a importância da sua proposta?

Aqui minha resposta é sempre a mesma: No processo de desenvolvimento levantamos vários dados sobre quais funcionalidades são melhores para o usuário, nesse processo surgem respostas e argumentos de porque ir por este caminho e não para outro. Mostrando esses dados e explicando para o cliente, não tem o que ser contestado. Contra fatos não há argumentos.

Então é isso gente, para não deixar muito longo vou fazer um outro post com as perguntas que vocês podem fazer para os recrutadores. Espero que este post tenha te ajudado, compartilhe com quem precisa deste conteúdo e qualquer dúvida me chama nas redes sociais, sempre respondo 🙂

Blog

Saiba o que é tendência no mundo das cacheadas

Assine agora e receba conteúdo exclusivo: